Habilitação

 

“A” – Condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral. Ex: Motocicleta, Ciclomotor, Motoneta ou Triciclo.

 

“B” – Condutor de veículos, cujo peso bruto total não exceda a 3,5 toneladas ou cuja lotação não exceda a 8 (oito) lugares, excluído o do motorista; contemplando a combinação de unidade acoplada reboque, desde que a soma dos dois não ultrapasse 3,5 toneladas. Ex.: Automóvel, caminhonete, camioneta, utilitário.

 

“C” – Condutor de veículos utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a 3,5 toneladas.

  • O trator de roda, trator de esteira, trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, terraplenagem, construção ou pavimentação.
  • Combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, não exceda a 6 toneladas.
  • Todos os veículos abrangidos pela categoria “B”.

Para habilitar-se na categoria “C”, o condutor deve estar habilitado ao menos um ano na categoria “B”, e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses. Ex: Caminhão.

obs: não atendemos essa categoria

 

“D” – Condutor de veículos utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 8 passageiros, excluindo o motorista.
Para habilitar-se na categoria “D”, o condutor deve estar habilitado ao menos um ano na categoria “C” ou há dois anos na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias nos últimos doze meses. Todos os veículos abrangidos nas categorias “B” e “C”. Ex: Ônibus, Micro-ônibus.

 

“E” – Condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque, trailer ou articulada tenha 6 toneladas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares.
– Condutor de combinação de veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente da capacidade de tração ou do peso bruto total.
Para habilitar-se na categoria “E”, o condutor deve estar habilitado ao menos um ano na categoria “C”, ou estar habilitado na categoria “D” sem período de tempo específico para mudança de categoria e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias nos últimos doze meses. Ex.: Ônibus Articulado, Ônibus Biarticulado, veículo com dois reboques acoplados.