Serviços

Inclusão ou Alteração de Categorias

Podem solicitar a alteração ou inclusão de categoria os condutores ou permissionários que possuam CNH cadastrada no DETRAN/PR e que desejam incluir categoria ou habilitar-se para condução de veículos de outras categorias, desde que não tenham cometido nenhuma infração grave, gravíssima ou sejam reincidentes em infração média nos doze meses anteriores à solicitação.
Para os candidatos que exerçam ou venham a exercer atividade remunerada com o transporte de bens ou pessoas será obrigatório submeter-se a Avaliação Psicológica Específica (Avaliação Psicológica EAR).

Exigências:

  • Categoria “A” – Deverá estar habilitado em qualquer uma das demais categorias;
  • Categoria “C” – Deverá estar habilitado no mínimo a um ano na categoria “B”;
  • Categoria “D” – Possuir 21 anos completos e estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria “B” ou um ano na “C”;
  • Categoria “E” – Possuir 21 anos completos e estar habilitado no mínimo um ano na categoria “C” ou “D”.

Comprovante de endereço atualizado em seu nome (conforme Portaria 533/2011 – DG), CNH ou Permissão, ou em caso de extravio, Documento de Identificação reconhecido pela Legislação Federal (conforme art. 2° da Portaria N° 335/2008) e CPF. Se apresentado documento que contenha o número de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) não será exigida a exibição do Cartão CPF de papel ou de plástico.